sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resenha: O pássaro

 Depois de muito fuçar minha estante para decidir qual livro resenhar, acabei me decidindo por O pássaro da autora Samantha Holtz, que é uma pérola na literatura nacional, que eu apoio muito mesmo.


      Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 




         Bem, primeiramente acho que devo comentar que uma das coisas que adorei em O pássaro foi que Samatha soube escrever um romance histórico com todos os principais elementos que marcaram a época sem usar uma linguagem cansativa. Na verdade, a narrativa é super fluente e fácil de acompanhar. Li o livro em apenas dois dias, parando apenas quando era muito necessário.

         Caroline é um espírito livre, uma mulher determinada que vai atrás do que quer. Ao contrário daquelas personagens que surgem o tempo todo e não fazem absolutamente nada além de choramingar a trama toda, Caroline luta pelo que quer, é impetuosa, orgulhosa. Enfim, eu adorei a personagem.


E, em meio a tantas diferenças com relação à irmã, sempre se mencionava seus olhos (...). Quem os via desconfiava que ela jamais seria uma mulher frágil. – cap. 01


        
         O livro é narrado e em terceira pessoa, o que nos dá a oportunidade de também apreciar o ponto de vista de Bernardo, o sexy domador de cavalos com quem Caroline vive diversas aventuras. Bernardo é bem relutante em se envolver com ela no princípio, ainda muito ligado as suas opiniões sobre pessoas ricas, mas logo ele acaba cedendo ao charme de Caroline. Eu achei Bernardo um personagem bem construído, interessante, amargo de um jeito sexy. Alguns momentos na trama quis estrangulá-lo, mas a maior parte do tempo queria enchê-lo de beijos hahahahaha.


“Ninguém se importa em saber a verdade, quando algumas pessoas já inventaram uma explicação conveniente o bastante” – (Bernardo, para Caroline) cap. 14


        Acho que uma palavra que talvez defina esse livro é imprevisível. Toda vez que achava que algo estava certo, lá vinha a Samatha e mudava tudo de novo. Acho que merece nota que Elizabeth , a irmã de Caroline, que parece um doce e submissa garota no começo, completamente me surpreendeu lá para o meio da história. Assim como sua mãe, da qual não vou falar mais para não dar nenhum spoiler.

      Para finalizar, temos o doce e cavalheiro Filip, o personagem mais adorável de todos. Ele snunca deixa de amar Caroline, não importa o que aconteça  Não tem como não suspirar e ficar triste se ele se magoa. Sentimos tudo como se fôssemos ele., e acho que é isso que realmente diferencia Samantha das outras escritoras, ela nos faz sentir.

O livros nos faz nos emocionar, praguejar, chorar. Falando nisso, como nos faz chorar!



“Quero vê-la feliz, mesmo que isso signifique jamais tê-la ao meu lado. É isso que me faz saber que o que eu sinto é amor...” – (Filip, para Caroline) cap. 05


     Enfim, uma trama que têm tudo para se tornar seu romance de cabeceira. Super recomendado!


Beijinhos

3 comentários:

  1. Bela avaliação. Demonstra que sabe mergulhar em uma história e o melhor sabe transmiti-lá

    ResponderExcluir
  2. Bacana sua resenha, em breve sou eu que irei mergulhar nessa história! rs
    Bjs

    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Querida Camila!

    Encontrei sua resenha na Internet esses dias (como eu comentei com você em MG!! rs) e ameeeei a forma como descreveu meu livro, minha narrativa e meus personagens!!! ^^ Que bom que você gostou!

    Obrigada por cada um dos elogios :)

    Em breve, vou mergulhar em A LINHAGEM e não tenho dúvidas de que irei amar!


    Beijos,
    Samanta

    ResponderExcluir